Massacre de focas bebé

focas_duas.jpgActivistas da ANIMAL protestam em frente à Embaixada do Canadá em Lisboa contra o massacre de 300.000 focas bebés no Canadá |
No dia em que representações diplomáticas do Canadá em mais de 50 cidades em 22 países em todo o mundo serão alvo de protestos de organizações de defesa dos animais contra o massacre das focas promovido pelo Governo do Canadá, a ANIMAL promoverá o protesto em Lisboa, ajudando a lançar boicote internacional ao turismo e a todos os produtos do Canadá

AMANHÃ, dia 15 de Março, a ANIMAL juntar-se-á a organizações de defesa dos animais e ambientalistas de todo o mundo para protestar contra o massacre de focas no Canadá, autorizado e encorajado pelo Governo do Canadá, assinalando, assim, o Dia Internacional Contra o Massacre das Focas no Canadá. Neste dia, protestos similares acontecerão, concertadamente, em frente a embaixadas e consulados deste país em todo o mundo. Acções de protesto estão programadas para ocorrerem neste dia em mais de 50 cidades de 22 países diferentes, desde o Canadá, aos Estados Unidos da América, ao México e outros países da América Latina, no Médio Oriente e por toda a Europa.

Integrada nesta coligação internacional de organizações que se opõem ao massacre extremamente cruel e injustificável de cerca de 300 mil focas entre 15 de Março e 15 de Maio do ano corrente (depois de, no ano passado, o mesmo número de focas ter sido massacrado nesta mesma altura do ano, e estando prevista uma terceira fase deste massacre neste mesmo período do próximo ano), a ANIMAL promoverá, amanhã, dia 15 de Março – Dia Internacional Contra o Massacre das Focas no Canadá, uma acção de protesto em frente à Embaixada do Canadá em Lisboa (sita na Av. da Liberdade, n.ºs 198-200), entre as 12h30m e as 13h30m. Durante este dia, a Embaixada do Canadá estará sempre a receber telefonemas, faxes e e-mails de pessoas de todo o país que protestarão desta forma, complementando os protestos à porta da Embaixada.

Inteiramente vestidos de branco, para representar o branco das focas e o branco da neve onde as focas são mortas à paulada e a tiro, e manchados de sangue de caracterização para representar o sangue das focas que são vítimas deste massacre horrendo, activistas da ANIMAL denunciarão, em frente à Embaixada do Canadá em Lisboa, o envolvimento activo e declarado do Governo do Canadá na morte chocante e violenta de focas com poucos dias ou poucas semanas de idade, que, indefesas e em pânico, tentam fugir desesperadamente dos caçadores que as perseguem e matam impiedosamente, armados com paus e potentes caçadeiras.

Embaixada do Canadá em Lisboa, telefone-21 316 46 00 e 21 316 46 51, fax 21 316 46 93, 21 316 46 95 e 21 316 46 92, e-mail, através do
lsbon-cs@dfait-maeci.gc.ca e do lsbon-ag@dfait-maeci.gc.ca,  “Parem o massacre das focas no Canadá, ou enfrentem os protestos mundiais e o boicote internacional aos produtos canadianos e turismo no Canadá”.

“A caça comercial de focas no Canadá é o maior e mais cruel massacre de animais marinhos no nosso planeta”, declarou Miguel Moutinho, Director Executivo da ANIMAL. “Todos os anos, centenas de milhares de focas bebés são mortas à paulada e a tiro, sendo retirada a pele a muitas destas focas quando ainda estão vivas e conscientes, agonizando numa morte horrível”. Um painel de veterinários independentes de vários países que estudaram a caça comercial de focas concluiu que até 42% das focas que estes cientistas examinaram foram provavelmente esfoladas enquanto vivas e completamente conscientes.

As sondagens deixam claro que a maioria dos Canadianos, Americanos e Europeus querem que a caça comercial às focas acabe definitivamente, e governos de todo o mundo estão a tomar posições acerca deste assunto. No dia 2 de Fevereiro, cerca de um quarto dos Senadores dos EUA co-apoiaram uma resolução que apelava ao Governo Canadiano que proibisse este massacre. No Reino Unido, 130 Deputados do Parlamento assinaram uma moção que apelava ao Governo Britânico para proibir a importação de todo o tipo de peles de focas. O Governo da Bélgica proibiu recentemente a importação e comércio de peles de focas e o Governo Italiano aprovou uma resolução anunciando a sua intenção de tomar uma medida igual.

Muitas organizações vão lançar, neste Dia Internacional Contra o Massacre de Focas no Canadá, um boicote internacional ao turismo e a todos os produtos de empresas Canadianas. “Se a caça às focas não terminar, juntar-nos-emos a uma poderosa rede de organizações que lançarão um boicote internacional a produtos Canadianos e até ao turismo neste país”, afirmou Artur Mendes, Presidente da ANIMAL.
 
A caça às focas é uma actividade conduzida pela indústria da pesca comercial da Costa Este do Canadá. O argumento central para justificar esta caça é apresentado por esta indústria, que alega que as focas, ao caçarem e alimentarem-se, têm um impacto negativo nas populações de peixes, deixando a indústria pesqueira sem peixe para pescar. Contudo, sólidos estudos científicos mostraram que a depauperação das populações de peixes devem-se, na verdade, à pesca excessiva da mesma indústria que se queixa da falta de peixe cujas populações dizima, atribuindo as culpas às focas como argumento para as caçar. Além disso, o massacre das focas bebés é não só um acontecimento cruel e terrivelmente chocante mas também ecologicamente perigoso, uma vez que o fenómeno do sobreaquecimento do planeta está a levar a que o habitat natural destas focas seja drasticamente afectado, o que as pode levar à extinção, juntamente com a morte de um milhão destes animais em apenas três anos.

A Humane Society of the United States, com a qual a ANIMAL está a colaborar neste protesto, estará no terreno a documentar a brutalidade do massacre, estando disponíveis imagens em vídeo deste massacre mediante pedido ao International Fund for Animal Welfare (www.IFAW.org). Para mais informações, por favor visite www.ProtectSeals.org e www.Boycott-Canada.com.
----------------
14/03/2005
Torne-se sócia/o da ANIMAL e apoie a organização na defesa dos direitos dos animais. Inscreva-se através de socios@animal.org.pt
Junte-se ao Grupo de Activismo da ANIMAL. Inscreva-se enviando um e-mail em branco para
activismo_animal-subscribe@yahoogroups.com  
Para mais informações, por favor contacte a ANIMAL através do e-mail info@animal.org.pt   ou visite o site www.animal.org.pt

*TAGS são temas do blog :
publicado por LauraBM às 00:53