Indignada!

cao_cab.grades.gifIndignada com a frequência de casos referentes a maus tratos aos animais, em Portugal, repasso um apelo da Associação Animal.
-------------------
Laura B. Martins
http://laurabmartins.blogs.sapo.pt/


Na próxima 4.ª feira, às 14h, em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras, 3/08/2005

Venha PROTESTAR contra a inactividade desta autarquia, ao não ter feito nada para impedir que 62 cães vivessem o inferno de estar fechados e abandonados numa vivenda durante mais de seis meses, no escuro, sobre os seus próprios excrementos, sem água nem comida, tendo chegado ao limite dos cães mais fortes e maiores matarem e comerem os mais fracos e mais pequenos para tentarem sobreviver.

Junte-se à ANIMAL, à Associação de Protecção aos Animais de Torres Vedras e à Associação de Protecção dos Animais Abandonados do Cartaxo nesta manifestação de protesto e indignação contra o “Terror em Torres Vedras”.

Divulgue e Participe nesta manifestação! Venha dizer connosco que, enquanto cidadã/ão, exige que as autoridades façam cumprir a legislação de protecção dos animais em Portugal e venha pedir responsabilidades à Câmara Municipal de Torres Vedras por não o ter feito.

Participe nesta manifestação pelos 62 cães de Torres Vedras (e por todos os outros que estão em semelhante situação neste país) e traga consigo a sua oferta para ajudar estes animais. Pergunte à APATV qual a ajuda de que precisam (Olinda Dias: 96 915 9733) e traga consigo o seu apoio para entregar a esta associação nesta manifestação. Se realmente tiver condições para adoptar um (ou mais) destes animais, aproveite a sua vinda a Torres Vedras para a manifestação e leve o seu novo amigo consigo. Ajude estes animais :-: Eles precisam de si.

Indignação quanto à inoperância da C. M. de Torres Vedras e restantes autoridades face ao abandono de 62 animais em vivenda neste concelho leva associações de protecção dos animais a manifestarem-se, nesta 4.ª feira, em frente ao edifício desta Edilidade

A ANIMAL, a Associação de Protecção aos Animais de Torres Vedras e a Associação de Protecção dos Animais Abandonados do Cartaxo organizam manifestação de protesto à porta da Câmara Municipal de Torres Vedras para pedirem responsabilidades a esta autarquia e para exigirem que a legislação vigente de protecção dos animais em Portugal passe a ser realmente aplicada pelas autoridades competentes

No seguimento do caso de crueldade extrema em Torres Vedras exposto na semana passada, relativo a 62 cães que foram mantidos abandonados durante mais de seis meses numa vivenda neste concelho, a ANIMAL, a Associação de Protecção aos Animais de Torres Vedras (APATV) e a Associação de Protecção dos Animais Abandonados do Cartaxo (APAAC) vão promover uma manifestação de protesto no dia 3 de Agosto (próxima 4.ª feira), às 14h, em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras.

No dia desta manifestação, terá decorrido uma semana desde que, na 4.ª feira da semana passada, estes 62 cães foram descobertos em estado de total abandono pela Associação de Protecção aos Animais de Torres Vedras (APATV). Os animais encontravam-se a viver nesta casa completamente fechados, no escuro, literalmente sobre os seus próprios excrementos, desesperadamente famintos e sem qualquer água, estando na terrível situação de necessidade de sobrevivência que levou os cães mais fortes a matarem e comerem os mais fracos, tendo tudo isto acontecido perante a inaceitável passividade das autoridades competentes locais e regionais, em especial da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Médico Veterinário Municipal de Torres Vedras.

Vários relatos indicam que, enquanto várias reclamações de vizinhos da vivenda em causa e de outras pessoas foram manifestadas, ao longo de mais de seis meses, quanto à situação daqueles animais e também quanto ao mau cheiro e incómodo barulho que se faziam sentir, as autoridades mantiveram sempre uma postura passiva, limitando-se a actuar dentro dos mínimos dos mínimos, não procurando resolver efectivamente uma situação que, de forma clara e perfeitamente identificada, constituía graves infracções à legislação vigente de protecção dos animais de companhia. Segundo Miguel Moutinho, Director Executivo da ANIMAL, “Ao invés das autoridades municipais e veterinárias terem solicitado a colaboração do Ministério Público para conseguirem um mandado judicial para entrarem na vivenda e retirarem os animais desta terrível situação em tempo adequado – procedimento que demoraria uma semana, no máximo –, as autoridades limitaram-se a esperar por uma suposta oportunidade de intervirem quando o proprietário da vivenda lhes abrisse a porta. Neste caso, estas autoridades negaram-se a si mesmas enquanto tais e falharam gravemente quanto às suas competências legalmente atribuídas como autoridades às quais cabe garantir o cumprimento da legislação de protecção dos animais. E o pior nesta situação é que a inoperância e incompetência destas autoridades teve consequências absolutamente drásticas, com chocantes detalhes de crueldade, para todos os animais naquela vivenda.”

Veladimiro Elvas, Presidente da APAAC, declarou que “De uma vez por todas, enquanto pessoas preocupadas com os animais e como associações de protecção dos animais, temos que deixar claro que não admitimos mais às autoridades competentes que, sempre que recebam uma qualquer queixa, denúncia ou reclamação de alguma situação de abuso, negligência ou abandono de animais, não intervenham, alegando que nada podem fazer, ou que não é com estas entidades, ou que têm assuntos mais graves a tratar. É por isso que, nesta manifestação, deixaremos claro que a Câmara Municipal de Torres Vedras tem responsabilidades públicas que tem que assumir e que serão também judicialmente apuradas por iniciativa das associações que organizam esta manifestação”.

Os 62 cães encontram-se presentemente sob o cuidado da APATV no Canil Municipal de Torres Vedras, onde, depois de já terem sido lavados, alimentados e tratados, esperam por pessoas que os adoptem responsavelmente.

Torne-se sócia/o da ANIMAL e apoie a organização na defesa dos direitos dos animais. Inscreva-se através de socios@animal.org.pt

Junte-se ao Grupo de Activismo da ANIMAL. Inscreva-se enviando um e-mail em branco para activismo_animal-subscribe@yahoogroups.com

Para mais informações, por favor contacte a ANIMAL através do e-mail info@animal.org.pt ou visite o site www.animal.org.pt
Se não quiser receber mais a Newsletter da ANIMAL, por favor envie um e-mail com a inscrição "Sair" para info@animal.org.pt

*TAGS são temas do blog :
publicado por LauraBM às 00:36