Foie Gras ( Patê de Ganso: Como se obtém)

Poucas pessoas sabem o que se passa por trás deste alimento tão caro e requintado.

O foie gras (foie – fígado, gras – gordura), ou patê de fígado de ganso, é na verdade o resultado de uma prática desumana, que mostra a que ponto a crueldade do homem pode chegar.

Os inocentes patos e gansos, a quem os fígados em questão pertencem, são submetidos a um processo que pode ser melhor classificado como tortura, com o objectivo de tornar seus fígados anormalmente engrandecidos e doentes, para que então alguns poucos possam saborear o resultado desta arte grotesca.

A criação do paté  é feita durante os primeiros quatro meses de vida dos animais. É então que eles são levados para as pequenas gaiolas que serão suas acomodações durante as próximas e últimas semanas de sua curta vida.

 

Um espaço de um metro por dois metros pode acomodar até doze animais. O motivo do confinamento é evitar que o pássaro se movimente, o que certamente seria um desperdício para o criador, pois sua intenção não é que o pássaro utilize o alimento que lhe está sendo dado para gastar energia com coisas tão fúteis como poder ao menos esticar suas asas ou dar um passo, mas sim que este alimento seja armazenado no organismo do animal na forma de gordura.

Outra “vantagem” do confinamento é que o manuseio dos animais é facilitado.

 

 

A ave é segura é entre as pernas do manipulador com seu pescoço estendido, permitindo a inserção de um grosso tubo de metal que chega a medir quarenta centímetros em comprimento.

 

 

 

 

 

 

Durante o processo, as aves tentam escapar de forma frenética o que pouco lembra um ambiente natural, onde qualquer ave corre em direcção a um alimento que lhes é oferecido ou atirado.

 

Como resultado, as aves sofrem de variados problemas de saúde, como disfunções cardíacas, intestinais e rompimento das membranas celulares hepáticas. Muitos tornam-se incapazes de andar ou até mesmo ficar em pé. A introdução do tubo pode machucar o esófago e causar deformidades nos bicos.

 

 

 

 

Na verdade, foie gras não passa de uma doença do fígado voluntariamente produzida em animais inocentes. O fígado dos animais submetidos a este processo não são exactamente saudáveis. A coloração normal do fígado é avermelhada e pesa cerca de 120 gramas. O fígado consumido por aqueles que apreciam tal atrocidade é amarelo e lustroso, de aparência gordurosa, e pode pesar até 1.300 gramas, mais de dez vezes o peso normal.

Além disto, um “bom” foie gras deve ter as marcas deixadas pela pressão que as costelas exercem contra o fígado visíveis no órgão, garantindo assim que o animal sentiu imensa dor durante os últimos dias de sua breve vida. A ave é abatida no mesmo local onde é criada, visto que esta provavelmente não sobreviveria ao transporte. Quando o fígado, estômago e intestinos são removidos, vê-se que o espaço por estes ocupado era muito maior que aquele planejado pela natureza, pressionando o coração e os pulmões e dificultando assim a respiração.

 

 

Trazendo 85% de suas calorias na forma de lipídeos, em sua maioria gorduras saturadas (ácido palmítico, o foie gras não é um alimento saudável, nem sequer é um alimento de primeira necessidade, trata-se apenas de um aperitivo.

 

Só lhe faz mal à saúde. ACABE COM O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS!!!
Pare para reflectir um pouco, imagine se lhe fizessem uma crueldade destas e não tivesse meios para se defender.

 

PREFIRA PATÉS DE VEGETAIS

http://www.lpda.pt/01campanhas/foie_gras.htm

 

George S. G. Guimarães

Fonte: Jornal Segunda Opinião

Textos sobre Alimentação Natural

http://www.syntonia.com/textos/textosnatural/textosalimentacao/foiegras.htm

*TAGS são temas do blog : ,
publicado por LauraBM às 17:05