Espécies em vias de extinção

 

Nova Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas revela crise de extinção mundial.
Ambientalistas dizem que governos falharam nas metas de proteção das espécies.
Do G1, em São Paulo

AFP

Apenas 7.300 exemplares de orangotango de Sumatra restaram no mundo
Gorilas e orangotangos são os animais mais em risco do planeta, segundo a nova Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, divulgada nesta quarta-feira (12) pela União para a Conservação Mundial (IUCN na sigla em inglês).

 

Ao todo, das mais de 41 mil espécies analisadas, mais de 16 mil estão ameaçadas. As principais causas são a perda de hábitat, a caça e as mudanças climáticas -- tudo culpa da atividade humana.

 

De todos os animais sob ameaça do planeta, apenas um pode comemorar uma melhoria em sua situação neste ano: o periquito-das-Ilhas-Maurício (Psittacula echo). Ainda assim, ele apenas deixou a condição de "criticamente ameaçado" para a de apenas "ameaçado", ao subir de 50 exemplares para 300.

 

Ao todo, 70% das plantas correm risco de desaparecer, assim como um em cada quatro espécies de mamíferos, um em cada três anfíbios e um em cada oito pássaros.

 

Com uma redução de 60% em sua população nos últimos 25 anos, causada pela caça e pelo vírus Ebola, o gorila sobe da categoria "ameaçado" para a "criticamente ameaçado". Em áreas protegidas, cerca de um terço dos exemplares da espécie desapareceu. Em outras áreas, a devastação atinge até 95% da população.

 

A situação é pior para o orangotango de Sumatra, que já estava "criticamente ameaçado". A perda na população nos últimos 75 anos passa dos 80%. Apenas 7.300 exemplares da espécie restaram -- e esses ainda têm que lidar com perda de hábitat para plantações e estradas.

 

Direto para a extinção
O levantamento de 2007 foi o primeiro a levar em conta os corais, que são essenciais para o ecossistema marinho. Os pesquisadores se mostraram preocupado porque muitos corais entraram direto na lista dos "extintos". Um trabalho mais profundo que será realizado pela IUCN estima que entre 30% e 40% dos corais está ameaçado.

 

O golfinho chinês, segundo a entidade, é o melhor exemplo da falha dos esforços de conservação: ele é considerado "criticamente ameaçado, possivelmente extinto". Neste ano, a China registrou apenas uma observação não confirmada de um exemplar da espécie, mas ainda assim os ambientalistas não estão convencidos. Como ninguém consegue provar que viu um desde 2002, eles acreditam que esse tipo de golfinho provavelmente não existe mais.

 

Compromisso não-cumprido
AFP

 

Analisados pela primeira vez, muitos corais foram direto para a lista de "extintos" .
Os governos do mundo se comprometeram a controlar a perda de biodiversidade até 2010 na Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, de 1992, mas a IUCN afirma que há falta de vontade política para transformar o objetivo em realidade.

 

A diretora-geral da entidade, Julia Marton-Lefevre, afirmou que os esforços feitos até agora "não são o suficiente".

"A taxa de perda de biodiversidade está aumentando e precisamos agir agora para reduzi-la significativamente e controlar esta crise global de extinção", afirmou.

*TAGS são temas do blog :
publicado por LauraBM às 21:54